My Image

contato@vocelivreparavoar.com.br
+55 11 99626-7390​​​​​​​

My Image
My Image

Sônia Araújo - Eu sou uma paulistana que  cresceu brincando na rua, construindo os próprios brinquedos e subindo em árvores. Filha de uma mineira incrível com um nordestino super tranquilo. Deles eu herdei os valores de integridade, ética, igualdade, honestidade, profissionalismo, amor ao próximo e cultura de paz, o espírito empreendedor, a garra e a fé + quatro irmãos que ajudaram a formar minha Estrela de cinco pontas. Tenho um casal de filhos e outro de netos - claro que lindos -  Na última década, os pequeninos têm me inspirado e desafiado minhas competências com suas mentes digitais. Ao longo da vida, pratiquei uma variedade de atividades físicas e alguns esportes como a corrida, o salto em distância, o salto em altura, a ginástica rítmica, a dança e o basquetebol. Também, sempre estive envolvida com ações que pudessem ajudar pessoas a se sentirem melhor. Minha memória mais antiga traz a primeira amiga de infância aos 6 anos de idade. Angela, uma loirinha grega que tinha polidactilia (um sexto dedinho no pé). Na sala da primeira série, somente eu falava e brincava com ela. Naquele tempo nosso uniforme era uma saia até o joelho, camisa, gravata, meias ¾ e sapatos pretos com cadarço. Angela “A Grega” ia de chinelo por causa do dedinho a mais no pé. Hoje entendo que o fato dos amiguinhos não falarem ou brincarem com ela tem nome “Bullying” e talvez “Xenofobia” também. Não me lembro de mais nenhum nome de amigos ou amigas da primeira até a quarta série primária, mas sinto saudades de minha amiga Angela. Aos 13 anos eu pedi a minha mãe que me autorizasse a trabalhar, e como naquela época a legislação permitia, ela autorizou, até porque, ela sabia que eu insistiria muito. Trabalhei e estudei, trabalhei muito e estudei demais... venci, cai, levantei, venci, cai de novo, levantei e venci outra vez...e contínuo trabalhando, estudando, vencendo as vezes e perdendo de vez em quando, e ajudando pessoas a se sentirem melhor. Também, adoro ler, caminhar em áreas verdes, correr, brincar com as crianças, observar cores e formas na natureza e na arquitetura de "tudo", tomar café, aproveitar os encontros com parentes e amigos, viajar, e escrever (em 2014, com Amábile Ciampa e Paulo Melo, publicamos o livro Humanização dos processos de trabalho: Fundamentos, avanços sociais e tecnológicos e atenção à saúde pela Ed. Érica/Saraiva). Não me lembro bem se foi em uma aula, mas sei que foi no tempo de Angela - Uma frase que ficou na memória é: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" (Dom Marcos Barbosa, 1954), traduzido do original em francês "Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoise" (Antoine De Saint-Exupéry, 1945).

Atualmente eu não me canso de saborear as frases que leio em tantos livros, como:
“Viver bem é um processo, e não um estado; uma direção, e não um destino” (Carl Rogers), em “Semeando Felicidade” de Flora Vitória, 2016).
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” (Francisco do Espírito Santo)
“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” (Mahatma Gandhi)​​​​​​​

“O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de uma forma que poucas outras coisas conseguem. Ele fala aos jovens em uma linguagem que eles compreendem".
(Nelson Mandela, ao receber o Prêmio Laureus inaugural pelas realizações ao longo da vida, Sporting Club, 
Mônaco, Monte Carlo, 25 de Maio de 2000.

Agora, meu coração pede humildemente, que eu compartilhe o que aprendi, vivi e experimentei, mas não antes de deixar aqui minha eterna gratidão, aos meus antepassados, meus pais, minha família, a tantos amigos, amigas e mestres que me ensinaram a pensar, duvidar, criticar, pesquisar, planejar, criar e recriar, as centenas de estudantes que me permitiram usar e aperfeiçoar habilidades pedagógicas, e as pessoas que compartilharam suas dores, alegrias e esperanças, em tantos projetos sociais, com suas vivências e experiências valorosas. Muitos, mesmo sem saber contribuíram fortemente para o que Sou e o que ainda pretendo Ser. Segue um pouco mais sobre meu percurso acadêmico e profissional:

Formação Acadêmica

* Doutorado em Ciências/ Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP - Escola Paulista de Medicina, de onde trago estudos e experiências da medicina comportamental, da neurociência, e da psicobiologia especialmente relacionada aos transtornos do humor, como a ansiedade e a depressão.
* Mestre, Licenciada e Especialista em Educação Física e Ciências do Esporte/UMC/Unicastelo, área em que me aprofundei nos estudos científicos das manifestações da cultura corporal do movimento humano, e da docência no ensino superior.

* Mind Body Medicine - The Herbert Benson, MD Course in Harvard Medical School.
* Personal & Professional Coach/Sociedade Brasileira de Coaching – SBC, onde aliei as bases da ciência e das técnicas de coaching à minha paixão por ajudar pessoas a se libertarem do medo, descobrirem seus potenciais de desenvolvimento e criatividade, e colocarem em prática as ações necessárias para alcançarem seus objetivos, e se sentirem melhor de corpo inteiro - corpo, mente e coração.

* MBA Marketing e Vendas/FMU/Laureate International Universities, área em que busquei entendimento sobre o comportamento humano na ótica da gestão, do design, da interpretação de mercado, e das relações de produção e consumo.
* Curso de Gestão em Marketing Esportivo - Johan Cruyff Institute. Aprofundando aspectos relacionados aos princípios do marketing aplicados na gestão esportiva.
* Formação na Docência em cursos à distância - Online Teaching - Certified Teaching in Higher Education/ Laureate Certificate in Teaching and Learning in Higher Education/ Laureate International Universities. Curso em que desenvolvi competências pedagógicas para o Ensino à distância.
* Diversos cursos de extensão, aprimoramento e aperfeiçoamento nas áreas da Educação, Saúde, Esportes e Negócios. 

Nas práticas Docentes

* Experiência acumulada de 33 anos na docência superior nas áreas de ciências humanas e biológicas, na pesquisa e na extensão de projetos sociais em diferentes regiões de alta vulnerabilidade social e comunidade indígena no Brasil.
* Docente na Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi, atuando nos cursos de Administração, Marketing e Ciências Contábeis (Criatividade e inovação, Responsabilidade social e sustentabilidade, Desenvolvimento humano e social, Saúde e qualidade de vida no trabalho, Filosofia e ética profissional, Negociação, Estratégia empresarial, Gestão e pensamento sistêmico, Metodologia científica, Gestão de pessoas e de projetos, Relações sociais e familiares. Modalidades presencial e in company: TAM, SERASA, Carrefour, Banco do Brasil, Cacique, Caixa Econômica, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo).
* Docente nas Universidade de Mogi das Cruzes-UMC / Universidade Camilo Castelo Branco- Unicastelo / Universidade Ibirapuera-Unib / Universidade Bandeirantes-Uniban / Universidade de Santo Amaro-Unisa/ Centro Universitário Italo-Brasileiro. 

Nas Práticas de Gestão e Ação Social
* Diretora da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas/Universidade Camilo Castelo Branco, momento em que dirigi os cursos de licenciatura em         Biologia, História, Letras, Matemática, Química e Pedagogia.
* Coordenadora do Curso de Graduação em Educação Física/Universidade Camilo Castelo Branco, e da Escolinha de Esportes FEF-Unicastelo.
* Coordenação de projetos – Como Supervisora de Esportes/Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo-SUB-EM, atuando na elaboração,     implantação, supervisão e monitoramento do 1º modelo de Gestão por Organização Social (OS) do esporte implantado pela PMSP/SEME na cidade de São Paulo e como membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
* Assessoria e gestão técnica do projeto socio-esportivo Cruyff Court Ermelino Matarazzo/Instituto Plataforma Brasil/Johan Cruyff Foundation.
* Direção de negócios do Allsar Instituto de Desenvolvimento e Conteúdo.

* Membro do Conselho do Meio Ambiente de Ermelino Matarazzo-SP.
* Voluntária Olimpíadas Rio 2016 – RJ/Brasil.

* Membro Voluntária REMS - Rede Esporte Pela Mudança Social.

* Membro CAAP - Comissão de Análise e Aprovação de Projetos no âmbito da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte/Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

* Coordenação de Equipes de trabalho em campo no Programa Universidade Solidária - UNISOL 

Publicações
* Livro Humanização nos processos de trabalho: Fundamentos, Avanços Sociais e Tecnológicos e Atenção à Saúde. Autores: Sônia Regina Cassiano de Araújo, Amábile de Lourdes Ciampa e Paulo Márcio da Silva Melo. 1. ed .: Érica-Saraiva, São Paulo, 2014.
* Capítulo de Livro: Técnicas em Reabilitação de Dependentes Químicos: Humanização nos Processos de Trabalho. Autores: Soares, E.C.S and Araújo, S.R.C. 1.ed: Erica-Saraiva, São Paulo, 2015.
* Outros em Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5573230569912971 

CREF.004395-G/SP

Com carinho, Sônia Araújo​​​​​​​


Qual é o meu Propósito?
Compartilhar os conhecimentos, saberes e experiências que adquiri ao longo dos mais de 30 anos de vida acadêmica profissional, e aos milhares de minutos, que incansavelmente dedico a continuar estudando. Nesse momento de minha vida, sinto que nada do que bebi na taça da Educação formal, informal, e na convivência familiar e social devem ficar comigo, esse compromisso é essencial para mim. Assim, meu propósito é Impulsionar jornadas de crescimento e desenvolvimento humano, que promovam a melhoria do bem-estar e da saúde pessoal, social e profissional, ajudando pessoas a descobrirem o seu “Eu Essencial”, gerir suas emoções e comportamentos, acreditarem em seus potenciais e se libertarem do medo de lidar com os medos. Quero junto com você, promover mudanças positivas em atitudes e estilo de vida ativa saudável e mais humana. Eu estimulo você e você estimula quem está ao seu lado, e assim, podemos multiplicar práticas e ações necessárias a expansão da consciência, e a mudança de uma mentalidade desacreditada, cansada e esgotada, para um mindset com novas ressignificações. Livre para mover-se na trilha de uma “Vida Plena” e voar em processo de constante transformação. Acredito que o processo de desenvolvimento, em todas as suas etapas, depende de constante aprendizagem colaborativa, de adaptação as mudanças naturais ao longo do ciclo de vida, e da compreensão, de como o Ser interage consigo mesmo, com o outro, com o meio em que vive, e com o universo. Integridade, ética, igualdade, honestidade, profissionalismo, sustentabilidade, amor ao próximo e cultura de paz são valores que não abro mão. Com foco no corpo-mente-coração-vontade, presença, escuta profunda, empática e dialogada entre o EU, o NÓS e o Universo, podemos alcançar uma vida mais plena e significativa, simplesmente se sentindo bem
para fazer o bem florescer no mundo.

​​​​​​​


​​​​​​​